Os Astros, em Astrologia, são os Planetas, o Sol e a Lua do nosso sistema solar.
A palavra Planeta tem origem grega, que significa "errante" ou "andarilho", e por isso os antigos se referiam a esses corpos celestes como "Estrelas errantes"
Para o observador terrestre são como pontos luminosos, a primeira vista muito semelhantes as Estrelas, contudo os Astros alteram a sua posição, enquanto as Estrelas mantém sempre a mesma posição relativa*
Importante: As estrela se movem, assim como os Astros, porém de maneira muito lenta em comparação com o tempo de uma vida humana, sendo quase imperceptível pelo ponto de vista do observador
Cada Astro é associado a um conjunto de características, e a sua posição relativa no céu em relação ao zodíaco é usada para realizar todos os tipos de interpretações Astrológicas.
São os verdadeiros "protagonistas" dos céus, pois a sua aparência, movimento e luminosidade constitui o instrumento principal para medir e qualificar as mudanças e sua implicação no mundo terreno.
Lembrete: Para melhor compreensão do contexto Astrológico, é fundamental reforçar que toda a construção parte do ponto de vista do observador da Terra. Sendo assim as simbologias e significados são formatados conforme o que é aparente.
Cada Astro é representado por um símbolo ou glifo. Estes símbolos representam parte dos atributos do Astro.
Importante: Urano, Netuno e Plutão não fazem parte do esquema tradicional da Astrologia por não serem visíveis a olho nú. Em Astrologia Clássica a utilização dos mesmos tem sido incorporada em Astrologia Mundial para entendimento dos grandes ciclos humanos
Modelo das Esferas Celestes
Abaixo a representação gráfica que resume a estrutura básica do esquema celeste do ponto de vista Astrológico
A hierarquia dos Astros
Os Astros obedecem a uma hierarquia definida conforme a sua velocidade aparente, o que chamamos de ordem caldeica.
Os Astros Superiores são mais lentos e considerados "pesados", representando efeitos duradouros, já os Astros Inferiores são mais rápidos, representam efeitos passageiros e tem ação mais dinâmica.
A natureza dos Astros
Os Astros são caracterizados por duas Qualidades Primitivas que sintetizam a sua natureza essencial e que lhe são atribuídas segundo a sua posição na esfera celeste
Importante: Em Astrologia, O conceito de Maléfico é tudo o que é contrário a vida, assim como Benéfico é tudo o que é a favor da vida.
Comments